Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste de uma coleção de edifícios escolares em estilo Vitoriano que estavam abandonados durante muitos anos e rapidamente caíram em decadência. Os moradores locais se reuniram para aprovar um projeto para transformar o conjunto em habitações. Um grupo de voluntários locais denominados Fletcher in Rye - em homenagem ao dramaturgo John Fletcher, que nasceu no edifício em frente. Os voluntários então compraram o terreno após a aprovação do novo uso dos edifícios com o objetivo de preservar o conjunto para as gerações futuras, e promover a cultura em Rye. O conjunto foi transformado então em um centro audiovisual.
O terreno está no coração da Citadela de Rye, uma área altamente conservada com um acesso bastante curioso. As intenções de projeto eram reutilizar o máximo possível dos edifícios existentes e remover os elementos remodelados nos anos 50 e estrategicamente utilizar as aberturas que tinham sido formadas anteriormente.
O auditório principal se estende a partir do bloco central existente e utiliza a inclinação natural do terreno para conformar as plataformas de arquibancadas. O auditório menor é formado na direção oposta, criando um nível de acesso para ambos os auditórios, onde ambos se cruzam no ponto mais alto, permitindo o compartilhamento de algumas instalações entre os dois auditórios, como o ar condicionado, por exemplo.
A planta foi elaborada de dois pontos de vista do terreno que são elementos chave para formar as extensões regulares. O conceito era abrir as vistas dos telhados da cidade de Rye e suas torres de igrejas para referenciar o contexto antes do público entrar nos auditórios. Os novos elementos são revestidos em lâminas de madeira de cedro vermelho com a intenção de limitar a paleta de materiais para contrastar com os detalhamentos Vitorianos nos edifícios existentes.
A forma da cobertura também foi um elemento importante, a medida que a torre da igreja tem vistas diretas para o terreno e representa o ponto turístico mais visitado da cidade. A forma escultórica da cobertura enfatiza as linhas do terreno que conformam a planta com a secção elevada para evidenciar a hierarquia do auditório e a circulação. O auditório dos fundos possui um teto verde para referenciar o antigo espaço de jardim antes de sua construção. Isso também traz um benefício acústico, já que a massa construída é benéfica no que diz respeito à absorção do vazamento de som.
O objetivo dos interiores era restaurar o máximo possível dos edifícios existentes e evidenciar a fronteira entre o antigo e o novo. A altura de 2,2 m da porta é o tanto o limite para a intervenção quanto é o ponto de diferenciação entre os dois períodos: tudo acima deste altura foi restaurado. Abaixo deste ponto, um revestimento de madeira de carvalho foi instalado, ocultando as instalações de serviço.
Nos auditórios, JDA trabalhou juntamente com especialistas acústicos para alcançar altos níveis de performance sem comprometer a estética do projeto. A alta qualidade dos projetores digitais fazem deste mais do que um cinema tradicional. O Kino (operador construtivo) mostra eventos ao vivo de teatro, ballet, ópera, e até eventos esportivos, além da grande variedade de filme que faz com que conjunto se torne um local para um público variado e amplo.